Integrações possíveis: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes
1a etapa:
Tela “O Grito do Ipiranga”
Apresentar aos alunos (por meio de um data show) o quadro “Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, sem dizer o título ou do que ele trata.
Interpretação da imagem
Observe com atenção a imagem exibida e faça o que se pede.
- Em relação à composição da tela, verifique o que se pede:
- Que cores predominam? O que essas cores podem indicar em relação ao clima e ao período do dia em que a cena ocorre?
- Que sensasões a imagem desperta em você: agitação, equilibrio, medo, tristeza ou outra?
- O que chama mais atenção: a paizagem ou os personagens?
- Sobre o tempo e o espaço, responda:
- A cena se passa num ambiente urbano ou rural?
- Em que época se essa passa a cena?
- Com relação às personagens, pense:
- Há muitos animais na cena? Quantos, aproximadamente?
- Há homens, mulheres ou crianças? Eles parecem fazer parte de algum tipo de grupo?
- O que parece que eles estão fazendo?
A Inferenciação
Após a realização dessas atividades e discutidas todas as respostas possíveis, trabalhar as seguintes questões:
- Considerando a proximidade da data comemorativa da Proclamação da República, o dia 7 de setembro, responda às seguintes questões:
- Vimos na imagem parte da margem de um riacho. Que riacho será este?
- Quem devem ser os personagens presentes na cena?
- Que acontecimento histórico a cena retrata?
- Com base nessas informações, é possível se descobrir o título dessa tela? Qual seria ele?
Produção textual
Pedir que a turma divida-se em grupos de 4 componentes. Fazer um sorteio dos gêneros textuais estudados (abaixo listados) para que cada grupo produza um texto, a partir da Interpretação da tela “O Grito do Ipiranga”.
- Notícia de jornal;
- Poesia;
- Descrição
Agora é sua vez!
- Com base nas informações das atividades anteriores e nos debates das aulas, sigam os seguintes passos:
- Transformem a tela “O grito do Ipiranga” em um texto que tenha as características do gênero sorteado para seu grupo;
- Após o término do texto, verifique se seu formato e características correspondem ao gênero textual sorteado. Faça as correçõe ou ajustes necessários;
- Em uma cartolina, reproduzam o texto e façam uma bela ilustração para ele.
- Divirtam-se com a montagem dos murais para a exposição dos trabalhos!
2a etapa:
O Hino Nacional Brasileiro
Exibir para os alunos o vídeo "Beat Box, o sexto elemento" (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bF5TN-78YVI). Sugerir que a turma se organize para fazer uma apresentação envolvendo o Beat Box e o Hino Nacional Brasileiro, ao final do projeto. Pode-se aproveitar a oportunidade e fazer um breve comentário sobre variedade linguistica: Por que, no vídeo, uns MC's se expressam com maior facilidade que outros? Ao final da exibição, distribuir cópias da letra do Hino Nacional Brasileiro. Divida a turma em grupos de 4 alunos e faça um sorteio: 1 estrofe do Hino para cada grupo, e prossiga com as atividades: 1. Agora voltemo-nos para o nosso Hino Nacional. Releia-o, reflita e faça o que se pede:
a) No dicionário, procure o significado das palavras que você não conhece e faça um GLOSSÁRIO em seu caderno. b) Reescreva a estrofe sorteada para seu grupo, colocando as palavras na ordem gramaticalmente convencional. (Leia mais sobre: Ordem das palavras na frase)
c) Substitua as palavras mais difíceis por sinônimos que você conhece.
d) Escreva, com suas palavras o que você entendeu dessa estrofe.
3a etapa:
Intertextualidade
Canção do exílio
Gonçalves Dias, De Primeiros cantos (1847)
Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. | Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar –sozinho, à noite– Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. |
Releia os textos do Hino Nacional Brasileiro e Canção do exílio, e responda:
- Qual o assunto dos textos?
- Quais características os gêneros possuem em comum?
- Sabemos que o uso das aspas (“ ”) em um texto indica a fala de terceiros. Observe a 9a estrofe no Hino Nacional Brasileiro. Porque o autor teria usado aspas nos dois últimos versos?
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Referências:
BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho.Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009.
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