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Projeto "O Grito do Ipiranga"


Integrações possíveis: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes

1a etapa:

Tela “O Grito do Ipiranga”




Apresentar aos alunos (por meio de um data show) o quadro “Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, sem dizer o título ou do que ele trata.



Interpretação da imagem


Observe com atenção a imagem exibida e faça o que se pede.

  1. Em relação à composição da tela, verifique o que se pede:
    1. Que cores predominam? O que essas cores podem indicar em relação ao clima e ao período do dia em que a cena ocorre?
    2. Que sensasões a imagem desperta em você: agitação, equilibrio, medo, tristeza ou outra?
    3. O que chama mais atenção: a paizagem ou os personagens?
  2. Sobre o tempo e o espaço, responda:
    1. A cena se passa num ambiente urbano ou rural?
    2. Em que época se essa passa a cena?
  3. Com relação às personagens, pense:
    1. Há muitos animais na cena? Quantos, aproximadamente?
    2. Há homens, mulheres ou crianças? Eles parecem fazer parte de algum tipo de grupo?
    3. O que parece que eles estão fazendo?

A Inferenciação


Após a realização dessas atividades e discutidas todas as respostas possíveis, trabalhar as seguintes questões:

  1. Considerando a proximidade da data comemorativa da Proclamação da República, o dia 7 de setembro, responda às seguintes questões:
    1. Vimos na imagem parte da margem de um riacho. Que riacho será este?
    2. Quem devem ser os personagens presentes na cena?
    3. Que acontecimento histórico a cena retrata?
    4. Com base nessas informações, é possível se descobrir o título dessa tela? Qual seria ele?


Produção textual


Pedir que a turma divida-se em grupos de 4 componentes. Fazer um sorteio dos gêneros textuais estudados (abaixo listados) para que cada grupo produza um texto, a partir da Interpretação da tela “O Grito do Ipiranga”.

    1. Notícia de jornal;
    2. Poesia;
    3. Descrição

Agora é sua vez!

  1. Com base nas informações das atividades anteriores e nos debates das aulas, sigam os seguintes passos:
    1. Transformem a tela “O grito do Ipiranga” em um texto que tenha as características do gênero sorteado para seu grupo;
    2. Após o término do texto, verifique se seu formato e características correspondem ao gênero textual sorteado. Faça as correçõe ou ajustes necessários;
    3. Em uma cartolina, reproduzam o texto e façam uma bela ilustração para ele.
    4. Divirtam-se com a montagem dos murais para a exposição dos trabalhos!

2a etapa:

O Hino Nacional Brasileiro

  Exibir para os alunos o vídeo "Beat Box, o sexto elemento" (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bF5TN-78YVI). Sugerir que a turma se organize para fazer uma apresentação envolvendo o Beat Box e o Hino Nacional Brasileiro, ao final do projeto.             Pode-se aproveitar a oportunidade e fazer um breve comentário sobre variedade linguistica: Por que, no vídeo, uns MC's se expressam com maior facilidade que outros?       Ao final da exibição, distribuir cópias da letra do Hino Nacional Brasileiro.       Divida a turma em grupos de 4 alunos e faça um sorteio: 1 estrofe do Hino para cada grupo, e prossiga com as atividades:       1. Agora voltemo-nos para o nosso Hino Nacional. Releia-o, reflita e faça o que se pede: 
 a) No dicionário, procure o significado das palavras que você não conhece e faça um GLOSSÁRIO em seu caderno.  b) Reescreva a estrofe sorteada para seu grupo, colocando as palavras na ordem gramaticalmente convencional. (Leia mais sobre: Ordem das palavras na frase)
   c) Substitua as palavras mais difíceis por sinônimos que você conhece.
   d) Escreva, com suas palavras o que você entendeu dessa estrofe.

3a etapa:

Intertextualidade

Canção do exílio
Gonçalves Dias, De Primeiros cantos (1847)
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Releia os textos do Hino Nacional Brasileiro e Canção do exílio, e responda:
  1. Qual o assunto dos textos?
  2. Quais características os gêneros possuem em comum?
  3. Sabemos que o uso das aspas (“ ”) em um texto indica a fala de terceiros. Observe a 9a estrofe no Hino Nacional Brasileiro. Porque o autor teria usado aspas nos dois últimos versos?
Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores."
     Referências   BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho.Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009.


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