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3 de set. de 2013

Sintaxe de colocação

Ordem das palavras na frase

     Sabemos que as palavras devem ser dispostas uma certa ordem, para que se formem frases coerentes. 

  Na Língua Portuguesa, o uso da ordem natural das palavras permite que a informação seja passada de uma forma mais clara e objetiva. Isso é o que chamamos de ORDEM DIRETA. Ela se dá da seguinte forma:  

Ex: Maria gosta de José. 

 Já quando aplicamos outras ordens sintáticas possíveis, diferentes da direta, estamos usando a ORDEM INVERSA
   Essa ordem pode variar de acordo com as intenções do locutor. 


ATIVIDADES

 D1 – Localizar informações explícitas em um texto. 
 D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 
 D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

 No texto "Os porcos do compadre", para alcançar o ritmo desejado para seus versos, o autor utilizou várias vezes recurso de alterar a ordem que normalmente utilizaríamos na construção das frases. Veja:*

“Acho que só tem um modo
para os porcos socorrer.
Só cavando vai dar jeito,
se algum jeito ainda houver.”

1. Pense: Se o texto não fosse escrito em versos, em que outra ordem as palavras estariam? Reecreva esse fragmento em seu caderno, alterando a ordem das palavras. 

2. Com essa alteração, o que acontece com o texto? 

3. Agora voltemo-nos para o nosso Hino Nacional. Releia-o e faça o que se pede: 

  a) Reescreva a estrofe sorteada para seu grupo, colocando as palavras na ordem gramaticalmente convencional. 

   b) Substitua as palavras mais difíceis por sinônimos que você conhece.

   c) Escreva, com suas palavras o que você entendeu dessa estrofe. 


Leia esta tirinha, de Fernando Gonsales. 


Observe a ordem dos termos da frase do 1° quadrinho: 
  1. Nos itens a seguir, a ordem desses termos está mudada. Indique aqueles em que o enunciado mantém sentido e clareza e é, portanto, aceitável na Língua Portuguesa. 

  1. Para o seu aniversário, meu filho de 40 anos convidou todos os ursinhos de pelúcia. 

  2. Meu filho de 40 anos convidou para o seu aniversário todos os ursinhos de pelúcia. 

  3. Meu filho de pelúcia convidou para todos os ursinhos de 40 anos o seu aniversário. 

  4. Meu de pelúcia filho convidou de 40 anos os ursinhos todos para aniversário o seu.

  1. Indique as frases cujos termos sintáticos estão dispostos na ordem direta. 

    1. Os professores nenhum comentário fizeram sobre o desastroso resultado da escola no campeonato de futsal. 

    2. De vez em quando passava pela rua silenciosa um carro ou uma moto. 

    3. Houve um silêncio constrangedor na sala.

    4. As meninas vieram uniformizadas para o treino de vôlei, mas os meninos não.

    5. A confusão era total, e ordens partiram de todos os lados.



Na ordem direta, a posição dos adjuntos adverbiais é depois dos complementos. Veja: 

Saí do cinema, peguei meu carro e me dirigi ao cemitério por vota da meia-noite

Entretanto, o adjunto adverbial é o termo da oração que tem mais mobilidade na oração. E, quando utilizado fora da ordem direta, ele deve vir entre vírgulas.

 

  1. Reescreva os seguintes trechos da tira, colocando os adjuntos adverbiais em todas as posições possíveis, porém, sem alterar o sentido das orações.

    1. “Era domingo, quase meia-noite. Manuela caminha em direção da entrada do metrô.” 

    2. “Na escada é seguida por um vulto...”


*Obs: Aula integrante do nosso Projeto "Grito do Ipiranga"

REFERÊNCIAS:
  • BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009. p.61 
  • CEREJA, Willian Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva – 8º ano. 3ªed. São Paulo: Atual, 2012. p. 171-173

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