Pesquisar em Adoro Saber!

Festas juninas

Festas juninas

FestaJulina_Polivalente4      Atualmente a festa junina pode ser considerada a segunda maior festa popular do Brasil, ficando atrás apenas do carnaval e apresenta algumas particularidades. 

          O cenário da festa é o ambiente rural, com danças, vestes, comidas e músicas relativas ao trabalho e aos costumes da vida no campo.
   

FestaJulina_Polivalente2  
Festas Juninas pelo Brasil 

          Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. Como é um lugar onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas, raras na região, que servem para manter a agricultura.

         Hoje em dia ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros, que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. 

          Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Comidas típicas
 
          Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
FestaJulina_Polivalente7
          Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

 

O arraial  

         O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, jogos e brincadeiras e os casamentos matutos.

A Quadrilha

FestaJulina_Polivalente6          A quadrilha brasileira tem o seu nome originário uma dança de salão francesa para quatro pares, a quadrille, que, por sua vez, já era um desenvolvimento da contredanse, que se desenvolveu a partir de uma dança inglesa de origem campesina.

         Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras preexistentes e teve subsequentes evoluções (entre elas, o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses).  
FestaJulina_Polivalente3 
         Esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste, e nunca deixou de ser um fenômeno popular e rural.

         Como outras danças brasileiras, a quadrilha, foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana, como sendo uma expressão da cultura cabocla brasileira. 

          Seja como for, pode-se afirmar que a quadrilha deve a sua sobrevivência urbana ao trabalho educativo de conservação e prática feito pelas escolas, mais do que à prática campesina real. 
FestaJulina_Polivalente1
FestaJulina_Polivalente4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares