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Gráficos


Gráficos 


São textos que têm a função de apresentar inúmeros tipos de estatísticas, por meio de figuras. São eficientes, pois trazem muitas inormações ao mesmo tempo, permitindo a visualização, compreenção e comparação de dados.

Chamamos de GRANDESAS os dados que formam os gráficos. 

Grandesa é tudo aquilo que pode ser mensurado, medido, usando-se alguma unidade de medida, como por exemplo as de tempo, tamanho, frequência, etc.

Há vários tipos de gráicos: o circular, também chamado de “gráfico pizza”, o de barras, o construído em curvas, em retas, etc.
 
Gráfico em colunas/barras

 
Gráfico de segmentos
Gráfico de setores, ou "circular" ou "pizza"

Vejamos abaixo um texto sobre as várias formas de uso da água, que traz um gráfico bem simples, fácil de se entender. 

Usos da água no Brasil


Interpretação

     Leia com atenção todos os dados do texto “A água nossa de cada dia”, retirada da revevista Terrinha da Gente, e responda:
1. Qual é o gênero textual predominante?

2. Qual é o objetivo desse texto? 

3. Logo no início do texto, vemos a expressão “além de”. A função dela na construção do texto é de transmitir a ideia de: ordem, oposição, adição ou consequência?

4. Observe o gráfico circular e responda:
 
   a) Que atividade representa o maior percentual de utilização da água?
  b) Juntos, qual o percentual de utilização da água representam os usos industrial e urbano?

5. Releia a tabela que mostra os usos da água e suas atividades correspondentes e imagine:

   a) Qual ou quais atividades exigem água necessariamente potável? 
   b) Em qual ou quais delas, pode-se também usar água reaproveitada?

Observe, pense, contribua!!!

6) Observe como a água é utilizada em sua casa e responda?
  1. Em que atividades ou situações a água utilizada poderia ser reaproveitada?
  2. Qual seria sua sugestão para que o uso da água em sua casa pudesse ser mais sustentável? 
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Agora, vamos trabalhar um gráfico de segmento, um pouco mais complexo.


Gráfico da mortalidade infantil no Brasil1

(em número de mortes até os cinco anos para cada mil nascimentos.) 
 
Fonte: http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=br&v=29&l=pt, acesso em 10/09/09.

Leia com atenção o gráfico acima e responda:

  1. Que grandezas estão dispostas nesse gráfico?
  2. A inclinação da reta entre os anos de 2000 e 2002 é maior do que entre 2002 e 2004? O que se pode inferir a partir disso?
  3. A respeito da mortalidade infantil no Brasil entre os anos de 2000 e 2010, o que esse gráfico permite afirmar?
  4. Analisando o gráfico como um todo, o que podemos concluir com relação à mortalidade infantil no Brasil?

FONTES:




Leia mais em: Brasil Escola

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