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29 de fev. de 2016

Predicação verbal

Predicação Verbal

É a propriedade que os verbos têm, de acordo com as funções que exercem nas orações. 

💭 Lembrando que... 💭

   VERBO é a classe de palavras VARIÁVEIS que indica estado, ação ou fenômeno da natureza. Ela situa os fatos no tempo, flexionando-se de acordo com o modo, número e pessoa.  Clique 👉🏾 AQUI para saber mais.

    Quando um verbo representam uma ação ou acontecimento, dizemos que ele é um verbo significativo. Já quando não representa, é um verbo de ligação.

      

Verbos de ligação - VL

São aqueles que não expressam acontecimentos ou ações do sujeito. Eles simplesmente ligam o sujeito ao seu predicativo, são os chamados verbos de estado ou verbos de ligação. Veja:


Seus dois filhos
Sujeito simples
estão 
VL
  muito quietos 
Predicativo do sujeito

Eu
Sujeito simples
era 
VL
  criança.
Predicativo do sujeito

Principais verbos de ligação: ser, estar, andar, continuar, permanecer, tornar-se, virar... 

Os alunos permaneciam calados. 
À noite, os balõezinhos parecem estrelas.  
Às vezes, o barato torna-se caro. 

 

Verbos significativos

       São os que expressam acontecimentos ou ações que o sujeito sofre ou pratica. Podem ser intransitivos ou transitivos, de acordo com a necessidade ou não de um complemento.


Verbo Intransitivo - VI

O verbo, por si só, já basta em significação, não precisa de nada para que a ação que ele representa seja praticada.

O avião caiu. / A menina acordou. / Todos sobreviveram. 


Verbo Transitivo - VT

É aquele que precisa de um "alvo" (objeto) para que a ação que representa seja executada. Essa ação transita de um objeto para outro. Veja: 

 Gosto de melancia. ("Gosto" DE QUÊ?)
 Fui ao mercado comprar frutas. ("Fui" A ONDE?, "comprar" O QUÊ?)

O verbo transitivo pode ser:
  • Transitivo Direto - VTD

É o verbo que não exige preposição, ele se liga diretamente ao seu complemento (objeto direto - OD)

  • Transitivo Indireto - VTI

É o verbo que exige o uso de uma preposição para se ligar ao seu complemento (objeto indireto - OI)  
 
  • Transitivo direto e indireto, ou bitransitivo - VTDI

É quando o alvo da ação contida no verbo transita para dois complementos, direta e indiretamente, ao mesmo tempo.

  Ela contou tudo ao namorado.   Quem "conta", conta algo (tudo) a alguém (ao namorado)
Vejaregência verbal, no "InfoEscola"

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ATIVIDADES 


D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.


Leia o texto e faça o que se pede. 


Texto I

Durante meses, a Lua ensinou à nora os segredos das plantas, as virtudes medicinais e tudo de bom que se poderia aproveitar delas. Ainda lhe ofereceu uma enxada muito resistente para desenterrar as raízes e as plantas comestíveis. E lhe contou sobre a arte de plantar grãos, para que novos pudessem nascer. 

(Volta ao mundo dos contos nas asas de um pássaro, Catherine Gendrin e Laurent Corvaisier. São Paulo: Edições SM, 2007, p. 126)


1. Como é classificado o verbo desenterrar nesse trecho?  

A. (   ) verbo de ligação, pois liga o sujeito à sua característica 

B. (   ) verbo intransitivo, pois não precisa de complemento 

C. ( x ) verbo transitivo direto, pois precisa de um objeto direto que o complemente 

D. (   ) verbo transitivo indireto, pois precisa de um objeto indireto que o complemente



2. Retire do Texto I, um verbo intransitivo.   _____NASCER_______________

3. Leia: “O casamento foi a maravilha das maravilhas. Mel e música entornaram. Véus e risos rodopiaram.” (op.cit., p. 40) 

Qual é a função do verbo ser, que está sublinhado nesse trecho? 

(    ) verbo transitivo direto  (   ) verbo intransitivo   ( x ) verbo de ligação 


Circule os outros verbos desse trecho. 
Eles são:      (   ) verbos de ligação     ( ) Intransitivos 
      (    ) Transitivos diretos        (  )Transitivos indiretos

4. Classifique os verbos das orações a seguir, quanto à predicação. Use VI – verbo intransitivo ou VTI – verbo transitivo indireto 

(VI ) Nessa cidade, vive-se em paz.

(VI ) Nos dias de hoje, morre-se de tristeza.

(VI ) Levanta-se cedo, nesta casa. 

( VTI ) Necessita-se de mais recursos. 

( VI ) Corre-se muito nesta rodovia. 

(VI ) Anda-se com cuidado em dias de chuva.


D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

Texto II 
Roupa suja se lava em casa 

Nem teria graça

lavar roupa suja no

meio da rua,

no meio dos carros,

com o sinal aberto

ou fechado.


Mas em alguns lugares

ainda se lava roupa suja

nos rios

 e é uma bela cena

para pintar aquarelas.


Também se pode lavar

roupa suja

com água da chuva

 mas é perigoso:

a roupa pode ficar

com gosto de céu.


Fonte: http://roseanamurray.com/site/index.php/poemas/. Acesso em 6 mai 2020.


1. Nos versos “Mas em alguns lugares / ainda se lava roupa nos rios(linhas 7 e 8), conectivo destacado estabelece com as ideias que o antecedem uma relação de:

     (A) adição.

     (B) adversidade (oposição).

     (C) alternância.

     (D) explicação.


2. No verso “ainda se lava roupa nos rios(linha 8), o termo que permite que a ação do verbo “lavar” seja executada, ou seja, a palavra que é o objeto da forma verbal “lava” é:  

     (A) ainda

     (B) rios

     (C) nos

     (D) roupa


Texto III

Covardia

Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles.

Um deles trepou numa árvore e escondeu-se, enquanto o outro ficava no caminho.

Deixando-se cair ao solo, fingiu-se morto.

O urso aproximou-se e cheirou o homem, mas, como este retinha a respiração, julgou-o morto e afastou-se.

Quando a fera estava longe, o outro desceu da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:

— Que te disse o urso ao ouvido?

— Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde.

 

Fonte: TAHAN, Malba. Lendas do céu e da terra. 23 ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.


5. Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles (linha 1). A palavra “quando”, neste trecho, estabelece com as ideias que a sucedem uma relação de: (A) dúvida. (B) lugar. (C) modo. (D) tempo. 6.Passeavam dois amigos numa floresta(linha 1). Podemos afirmar, sobre a forma verbal “passear”:
(A) É um verbo transitivo, pois precisa de um alvo, complemento para que a ação seja praticada.
(B) É um verbo intransitivo, pois tem sentido completo, não precisa de nenhum complemento para que sua ação seja praticada.
(C) É um verbo transitivo direto, pois precisa de um alvo, um objeto direto para que sua ação seja praticada.
(D) É um verbo transitivo indireto, pois se liga ao seu complemento por meio de uma preposição.
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Leia o texto abaixo, para responder às questões. Trata-se da letra de uma música que fala sobre o dia seguinte à assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888) e suas consequências para nossos dias.

14 de Maio

Lazzo Matumbi

No dia 14 de maio, eu saí por aí

Não tinha trabalho, nem casa, nem pra onde ir

Levando a senzala na alma, eu subi a favela

Pensando em um dia descer, mas eu nunca desci


Zanzei zonzo em todas as zonas da grande agonia

Um dia com fome, no outro sem o que comer

Sem nome, sem identidade, sem fotografia

O mundo me olhava, mas ninguém queria me ver


No dia 14 de maio, ninguém me deu bola

Eu tive que ser bom de bola pra sobreviver

Nenhuma lição, não havia lugar na escola

Pensaram que poderiam me fazer perder


Mas minha alma resiste, meu corpo é de luta

Eu sei o que é bom, e o que é bom também deve ser meu


A coisa mais certa tem que ser a coisa mais justa

Eu sou o que sou, pois agora eu sei quem sou eu


Será que deu pra entender a mensagem?

Se ligue no Ilê Aiyê

Se ligue no Ilê Aiyê

Agora que você me vê


Repare como é belo

Êh, nosso povo lindo

Repare que é o maior prazer

Bom pra mim, bom pra você

Estou de olho aberto

Olha moço, fique esperto

Que eu não sou menino

Disponível em: https://www.letras.mus.br/lazzo-matumbi/14-de-maio/ Acesso em 22/11/2021.


1. Sabemos que o poema aborda os diversos assuntos, sempre com uma linguagem figurada, rica em sentidos e significados. Não raras as vezes, o poeta une a perspectiva pessoal à social, para criticar e denunciar questões sociais não resolvidas. Nessa linha, podemos dizer que o objetivo da música “14 de maio” é:  

  1. Ressaltar a importância que foi a abolição da escravidão no Brasil, a qual libertou e deu todo apoio social aos então libertos, permitindo que chegássemos a igualdade racial que vivemos hoje.

  2. Denunciar o racismo estrutural existente no Brasil, desde a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 188, destacando a necessidade de as pessoas pretas lutarem por seus direitos, enfrentando cotidianamente o preconceito racial.

  3. Denunciar que, sem a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, todos seríamos escravizados até hoje.  

  4. Ressaltar que só o negro fez parte da formação do povo brasileiro. 



2. Releia a primeira estrofe. Repare nos verbos “SAIR”, “IR”, “SUBIR” e “DESCER”, destacados no trecho. É correto afirmar que eles são:

(A) INTRANSITIVOS, pois têm sentido completo, isto é: não precisam de nenhum alvo, nenhum complemento, para que sua ação seja praticada 

(B) TRANSITIVOS, pois precisam de um alvo (complemento), para que a ação seja praticada..

(C)  TRANSITIVO DIRETO, pois precisam de um alvo (objeto direto), para que sua ação seja praticada.

(D)  TRANSITIVO INDIRETO, pois se ligam ao seu complemento por meio de uma preposição



3. Observe a forma verbal destacada no verso 9: “No dia 14 de maio, ninguém me deu bola”. 

Note que trata-se de um verbo bitransitivo, pois precisa de dois “alvos” para que a ação representada por ele seja executada. As palavras que completam esse verbo são: 

(A) “ninguém”, que é o sujeito simples nessa oração. 

(B) “no dia 14 de maio”, que é o adjunto adverbial de tempo e indica quando a ação foi praticada. 

(C)  “deu”, que é um verbo transitivo direto e indireto (VTDI). 

(D)  “me” e “bola”, que são os objetos indireto (OI) e direto (OD) desse verbo, e indicam “para quem” e “o que” se deu. 



GABARITO: 1. B ; 2. A; 3. D


     

 

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